Get Our 2020 Fall Campaign Flyer

Homens fracos. Mulheres fortes

O problema número um de todos os tempos com que eu tenho lidado no aconselhamento matrimonial é o de maridos passivos e esposas não-complementares. Está tão à frente do problema número dois que eu nem tenho certeza de que o número dois realmente exista.

Suspeito que todos os casamentos lidam com esse problema em algum nível do relacionamento. Os solteiros à procura de se casar precisam saber que haverá conflitos acerca da complementação, não importa com quem eles se casam.

Dá muito trabalho para um homem liderar, e para uma mulher seguir. A razão para isso é que ambos têm questões pecaminosas fundamentais com que precisam lidar. As questões do homem e da mulher são diferentes e tendem à polarização. Infelizmente, quando duas pessoas se casam os empurrões de um contra o outro são bastante comuns.

Lúcia e eu temos lidado com isso durante nosso casamento e, felizmente, Deus tem dado muita graça para motivar-nos ambos a nos moldar pelas verdades ensinadas na Bíblia. Diariamente temos que nos lembrar de nossos papéis como líder e complementadora da nossa casa. Certas vezes há mais luta do que em outras – e a luta não tem nada a ver com a falta de amor um pelo outro.

Acho que minha esposa é extremamente atraente! E estou ciente de que “me casei bem”. Sem dúvida, eu saí lucrando com nosso relacionamento pactual. Além disso, estou convencido de que quando os galardões forem distribuídos no céu ela vai receber muito mais do que eu. Eu poderia dar mais detalhes para provar o meu ponto aqui, mas não vou. É a verdade.

Em suma, realmente gostamos um do outro. Nós somos os melhores amigos. Os problemas não são tanto sobre o amor. Nossos problemas são que minha inclinação para a passividade e sua inclinação a liderar são “naturais” dentro de nós.

Recomendo a obra definitiva que Wayne Grudem escreveu sobre as visões de mundo complementarista versus igualitária: “Confrontando o feminismo evangélico: Respostas bíblicas para perguntas cruciais”. http://www.editoraculturacrista.com.br/produtos.asp?codigo=479

Print Friendly, PDF & Email
Filed Under:
Tagged: