Adolescentes se rebelam porque são rebeldes

RM Adolescentes se rebelam porque são rebeldes

No final das contas, não importa por que você tem um adolescente rebelde ou qual tem sido seu papel na formação da sua rebelião. Quando tudo estiver dito e feito, você tem um adolescente rebelde e ele terá de se arrepender e acertar as coisas com você e com Deus.

Não jogue o jogo da culpa

Nenhum de nós tem passe livre quando se trata de pecar. Embora eu possa dar uma longa lista de razões pelas quais eu fui rebelde, nenhuma delas é aceitável a Deus:

  • Meu pai abusou verbal e fisicamente de mim.
  • Meus irmãos não gostavam de mim e me perseguiam incessantemente.
  • Alguns dos meus professores de escola eram críticos e pressupunham o pior de mim.
  • Os caras legais da escola não me aceitavam porque eu não era legal o suficiente para eles.
  • O diretor da escola dizia que eu era um garoto deprimente.
  • Nossos vizinhos fofocavam pra valer sobre mim e meus irmãos.
  • Ninguém jamais nos deu uma chance.

Portanto, eu acabei concretizando as expectativas de todos.

Para mim, seria fácil dar razões da minha revolta. Mas a verdade é que escolhi pecar. Apesar de culpar os outros trazer um alívio temporário para a minha consciência, a verdade é que ninguém me fez pecar. Foi um ato de minha vontade. E, para ser honesto, gostei dos prazeres fugazes das minhas escolhas pecaminosas.

Foram muitos anos onde eu culpei minha mãe, pai, irmãos, amigos e várias figuras de autoridade em minha vida por minhas escolhas rebeldes. Eu estava com raiva. Eu estava totalmente errado. Eu pecava porque de era um pecador. Era a minha escolha.

Coisas para pensar com um adolescente rebelde

Se você tiver um pecador rebelde em suas mãos, aqui estão algumas coisas que precisa considerar:

Qual tem sido o seu papel na formação de seu filho ou filha para as tendências pecaminosas? Você deve ser honesto consigo mesmo. Você não é perfeito. Você e seu cônjuge pecaram em muitos aspectos, em seu casamento e paternidade. Pode ser necessário pedir a amigos próximos para ajudá-los com isso. É rara a pessoa que tem uma avaliação sóbria de si mesma.

Não personalize excessivamente a rebeldia de seu filho em sua direção. Você provavelmente já percebeu que seu filho rebelde pode controlar o próprio temperamento em determinados contextos. Há lugares onde seu filho não agirá com rebeldia. Ele pode cumprir e seguir as regras. Ele só não faz isso com você. Ele se rebela contra você porque sabe que pode.

No entanto, se você tomar esta rebeldia pessoalmente e dar o troco raivosa ou criticamente, você só vai piorar a situação. Não crie esse tipo de distração. Mais um pecado, além do pecado inicial, levará todo mundo a perder o foco.

Seu filho te ama! Ele ou ela está consciente de que, com você, sua rebeldia pode continuar. Ele também está em conflito. Mantenha-se focado no coração de seu filho adolescente, e não em seu comportamento que lhe traz frustração.

Coisas com que o adolescente pode estar lutando

É imperativo que você se concentre nessas coisas ao invés de responder pecaminosamente porque não está recebendo o quer, ou porque seus sentimentos estão feridos. Aqui está uma pequena lista de coisas que seu filho pode estar enfrentando:

  • Medo: este é um problema enorme para os adolescentes. Estão constantemente se comparando com os outros e procuram desesperadamente se enquadrar. Normalmente, quanto mais inseguros forem, mais desesperados eles ficam e suas escolhas de amizades podem ser horríveis.
  • Confusão: eles não entendem Deus. Ele está distante, é misterioso e da sua perspectiva, está desatento ao que eles estão passando. Tenha cuidado ao tentar empurrá-los para Deus, quando eles estão desconfiados ou com medo dele.
  • Experimentação: eles não estão satisfeitos ou contentes com quem eles são e com onde estão na vida. Há um vazio interior e eles vão de um ídolo para o outro tentando resolver esta misteriosa frustração. Esta é parte da razão pela qual você vê tanta raiva. Eles não somente não conseguem o que querem, mas eles sequer têm certeza sobre o que querem.
  • Desânimo: eles estão famintos de encorajamento. É fácil para um pai ligar no “modo criticar” e esquecer o “modo incentivar”. Esta é parte da razão pela qual o adolescente aceitará qualquer um como amigo, desde que não o critique, mas o encoraje e o aceite.
  • Desespero: depois de um tempo perdido e procurando, o adolescente desiste. Isso é desespero ou depressão. De sua perspectiva, esgotaram todas as suas opções, e assim iniciam um processo de desligamento. Infelizmente, os medicamentos normalmente são prescritos neste momento. Isso apenas mascara os problemas de raiz, embora alterem o comportamento.

Aqui está uma lista de alguns dos “ídolos do coração”, com os quais um adolescente rebelde pode estar lutando:

  • Medo;
  • Aceitação;
  • Respeito;
  • Significância;
  • Aprovação;
  • Conforto;
  • Prazer;
  • Auto-suficiência;
  • Controle;

Você deve entender os desejos do coração (ídolos), a fim de ajudá-los em seu comportamento.

Print Friendly, PDF & Email
«                   »
Did this article help you? We have hundreds more here. Also, will you support us if you're able? We're a 100% donor-supporter organization. Because of the generous giving of others, we're able to provide the resources free to the world.