0

Quem paga pelos pecados de seu cônjuge?

Do You Make Your Spouse Pay For Their Sin

Photo: ©EmirMemedovski from Getty Images Pro via Canva.com

Os cristãos compreendem o ponto central do Evangelho: Cristo pagou pelos nossos pecados. A profundidade do Evangelho encapsulada em cinco palavras. Quando Adão escolheu se afastar de Deus no jardim crendo numa mentira, Deus instituiu um plano para resgatar Adão e sua raça caída.


You may want to read:

A fim de fazer isso precisava haver um pagamento pelo pecado. O pecado não pode ficar impune. Mesmo o mundo pagão entende isso. No início de 2011 houve um massacre horrível no Arizona, no qual seis pessoas foram impiedosamente assassinadas. O presidente Obama fez um discurso inflamado e falou sobre como esses assassinatos não ficariam impunes.

E ele está certo. Que tipo de mundo seria este se não houvesse justiça? Como você sabe, a justiça em nosso mundo é, na melhor das hipóteses, inconsistente. Felizmente, a esperança para o cristão não está na justiça deste mundo. Nós servimos a um Deus que é o Juiz e ele exige justiça para o pecado. Imagine um Deus que não exigisse justiça.

A justiça de Deus é apenas o começo das boas notícias para nós. Sim, o pecado exige uma punição e todo pecado será punido. No entanto, na sabedoria infinita do Pai, ele decidiu prover uma maneira para eu e você (supondo que você é um cristão) não sejamos punidos pelo nosso pecado.

Eis o Juiz

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. (João 3.16 e 36, NVI)

Todo pecado será punido. Ou Cristo Jesus foi punido por você ou você será punido eternamente por seu pecado. A escolha é sua.

Quem paga pelos pecados do seu cônjuge?

Vamos supor que Lucy, minha mulher, peque e eu fique com raiva dela como uma resposta ao seu pecado. Nesse caso, que infelizmente é como ocorre na nossa casa de vez em quando, eu estaria punindo-a por seu pecado. Eu estaria agindo no lugar de “Deus”, exigindo justiça, enquanto omito completamente o Evangelho. Cristo suportou a ira do Pai, morreu e ressuscitou dos mortos, a fim de realizar a salvação para quem autenticamente acredita nesta história. Felizmente, Lucy foi regenerada pela graça de Deus há muitos anos. Seus pecados passados, presentes e futuros foram pagos por causa do Evangelho.

Quando eu respondo com raiva a seu pecado, eu estou fazendo a ela o que Cristo nunca faria. Eu a estou castigando.

Sacrifício ou castigo?

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra” (Efésios 5.25-26, NVI).

Cristo não me fez pagar pelo meu pecado. Ele se sacrificou pelos meus pecados, dando sua vida por mim. Se eu realmente compreender o Evangelho no momento do pecado de minha mulher, minha resposta seria um sacrifício motivado pelo Evangelho, em vez de uma punição auto-centrada.

Portanto, em vez de escolher a ira (castigo) como uma resposta ao seu pecado, devo escolher uma atitude de perdão (sacrifício), quando ela peca contra mim. Muitas vezes eu escolho raiva e quando o faço, ela distorce nosso relacionamento. Em vez de servir à minha mulher, ajudando-a a chegar a Cristo, onde ela pode ser perdoada, eu pioro a situação pecando em resposta ao seu pecado.

Eu me torno o juiz e, assim, sinto-me justificado para fazê-la pagar por seu pecado. Esta é uma debilitação do Evangelho. Uma zombaria da morte de Cristo. Em essência, eu estou dizendo:

“Eu não me importo que você tenha morrido pelo pecado dela. Ela pecou contra mim e eu vou contornar o que você fez na cruz, fazendo-a pagar agora. Pecado exige um castigo e eu sinto que seria melhor se ela recebesse minha punição ao invés de permitir que ela experimente o poder de purificação do Evangelho. Sim, você foi esmagado pelas iniqüidades dela, mas agora sinto a necessidade de esmagá-la por ter pecado contra mim (Isaías 53.5).

No entanto, quando aplico o Evangelho na prática no momento de seu pecado, estou vivenciando o ensinamento de Paulo em Efésios 5.25-26. Nosso relacionamento não é distorcido pelo meu pecado, enquanto minha esposa está sendo santificada, purificada, e lavada pela Palavra de Deus. Ao invés de eu, forçando a santificação através do medo e intimidação, o que ela experimenta é a liberdade, o favor, e o poder da Cruz em sua vida, onde a limpeza verdadeira acontece.

Meu objetivo é que minha mulher caminhe em santidade. No entanto, quando eu a puno por seu pecado ao invés de perdoá-la, estou tornando mais difícil que ela consiga aquilo mesmo que mais desejo para ela.

Leaders Over Coffee Web Banner

Você pune seu cônjuge?

É hora de colocar o seu cristianismo em teste: Quando o seu cônjuge peca contra você, você o castiga ou se sacrifica? Vamos supor que você descobriu que seu marido é o viciado em pornografia. O Evangelho é real neste momento? O que governa o seu coração quando ele peca: o desejo de puni-lo ou o desejo de ajudá-lo a chegar a Cristo, onde ele pode ser perdoado e mudado?

Quando seu cônjuge o decepciona pela enésima vez, qual é a motivação principal do seu coração? Você é capaz de descansar em Deus, o Juiz, ou você é compelido a ser juiz do seu cônjuge?

Quando você peca… outra vez… você é tentado a se punir através de um moralismo rigoroso, ou você se apropria do perdão liberador que é encontrado na obra de Cristo na cruz?

Cara Igreja, se o nosso Evangelho significa alguma coisa, então ele deve ser real no momento do nosso pecado, quer seja o seu ou o meu. Caso contrário, não haverá propósito em seu sacrifício redentor.

Need More Help?

  1. If you want to learn more from us, you may search this site for thousands of resources—articles, podcasts, videos, graphics, and more. Please spend time studying the ones that interest you. They are free.
  2. If you want to talk to us, we have private forums for those who support this ministry financially. Please consider supporting us here if you would like to help us keep our resources free.

Learn How to Become a Mastermind Student01

Print Friendly, PDF & Email
Filed Under:
Tagged: